TEMPO DE LEITURA : 7 minutos

Se você deseja saber como negociar dívida impagável, pois está vivendo angustiado, apreensivo, e com receio de perder seus bens, tenha calma. Leia o artigo até o final, pois há solução!

Está pensando “Estou devendo para o banco e não tenho como pagar” ou “Tenho uma dívida muito alta no Banco” ?

Se você parou, pensou e chegou a conclusão tenho uma dívida muito alta no banco e quer saber como “negociar dívida impagável”.

Se você está pensando, “estou devendo para o banco e não tenho como pagar” ou ainda, preciso saber “como pagar dívidas impagáveis”.

Ao mesmo tempo está se questionando “estou devendo o banco o que pode acontecer” ?

Ou pior, já chegou às conclusões “estou devendo para o banco e não tenho como pagar” como também, “não consigo mais pagar o empréstimo do banco” ou “estou endividado e não tenho como pagar”.

Fique tranquilo(a). Não somente afirmo que há solução, como também te mostrarei nessa leitura que é muito mais simples do que você pode imaginar.

Sabia que é possível pagar suas dívidas com até 90% de desconto?

Em uma situação de dificuldade financeira, ou até mesmo na tentativa de investir em algo ou na própria vida, as pessoas contraem dívidas com o intuito de “sair do sufoco”.

Dessa forma, não somente usam o limite do cheque especial, como também fazem dívida no cartão de crédito ou realizam empréstimos bancários.

A maioria dessas pessoas fazem isso sem se planejar, e acreditam que de fato conseguirão pagar. Ledo engano!

Assim, o que geralmente acontece no futuro – meus clientes me narram isso – percebem que não possuem condições de arcar com todos os encargos e altos juros sobre juros cobrados.

De tal forma que, renegociam o contrato de empréstimo com o banco, aumentam a dívida, e deixam de pagar, ou pensam em parar de pagar.

Como consequência, com o não pagamento, se tornam inadimplentes e o seu nome é negativado ou protestado.

Nesse sentido, algumas pessoas inclusive precisam devolver imóveis comprados. Leia sobre esse tema AQUI.

Chega um momento que a dívida se torna impagável! 

Mantendo a inadimplência com o tempo, a dívida cresce cada vez mais. Isso pois, as taxas e juros cobrados pelas instituições financeiras não irão parar.

Assim, pagar a dívida passa a ser impossível, e seu pensamento tenho uma dívida muito alta no banco e “estou devendo para o banco e não tenho como pagar se torna mais frequente!

Com o não pagamento, o devedor não só terá o nome “sujo”, como também corre o risco de ser processado, perder todos os seus bens e ter sua conta bancária bloqueada.

Geralmente, após 90 dias de inadimplência, o crédito é negociado apenas com empresas de cobrança ou escritórios de advocacia. Assim sendo, essa é a oportunidade de começar a negociar sua dívida.

Nesse momento, a maioria dos clientes que vem ao nosso escritório estão desesperados, recebendo cobranças quase que diárias não apenas por telefone.

Como também cartas e mensagens de texto no celular (sms) e até mesmo cobrança por Whatsapp.

Com o início da inadimplência o devedor será cobrado em 04 momentos diferentes, e terá a possibilidade de negociar sua dívida impagável em cada uma delas.

Início da inadimplência : 1ª Fase

Geralmente nos primeiros 30 a 90 dias após o não pagamento.

Nessa fase, a própria instituição financeira tentará renegociar a dívida através do gerente da sua conta.

Sem dar descontos, a primeira proposta será não apenas a tentativa de “juntar” todas as suas dívidas em um único contrato.

Como também, incluir um número alto de parcelas mensais com valor reduzido, trazendo a falsa impressão de que será possível pagar.

Dessa forma, sua dívida poderá dobrar ou até triplicar de valor, nunca diminuir.

Mantendo-se inadimplente: 2ª Fase

Não havendo acordo na primeira fase, sua dívida impagável será direcionada para uma agência de cobrança de terceiros.

Nesse momento, os descontos sobre a dívida começam a ser ofertados de forma mais tímida.

Negociar dívidas bancárias impagáveis em segunda fase pode ser interessante, dependendo do valor do desconto.

Inexistindo acordo : 3ª Fase

Em seguida, caso não feche qualquer acordo nas etapas anteriores, um escritório de advocacia que passará a negociar.

Nessa ocasião, tentando evitar os custos do processo, o banco oferece descontos mais altos.

Como os descontos nesse momento são atrativos, a maioria dos meus clientes optam por realizar um acordo nessa ocasião, evitando um processo.

Processo Judicial : 4ª Fase

Nesse momento o devedor não fez qualquer acordo e foi processado.

Em que pese seja mais arriscado, ao mesmo tempo é a ocasião em que o maior percentual de desconto possivelmente será ofertado, podendo chegar até 90% de desconto.

Essas cobranças, inclusive, podem chegar a ser ameaçadoras, constrangedoras e intimidadoras!

dívida impagável
por pressfoto – www.freepik.es

NÃO SE DESESPERE, HÁ UMA EXCELENTE SOLUÇÃO!

Se está se preocupando com o pensamento tenho uma dívida muito alta no banco ou “estou devendo para o banco e não tenho como pagar, é muito importante contratar um advogado especialista em dívida bancária com o propósito de resolver logo esse problema!

Aceite o fato que sem ajuda profissional você não conseguirá negociar sua dívida impagável com desconto de forma satisfatória.

Há a possibilidade de negociar dívida antes mesmo de existir qualquer processo, o que certamente é mais recomendável.

Todavia, se já existir processo, a necessidade de negociação é emergencial. Pois a qualquer momento a probabilidade de ocorrer bloqueio judicial de contas bancárias ou penhora de bens é iminente.

Dessa forma, é importante que você saiba as consequências em negociar dívida com e sem processo.

1) NEGOCIAR DÍVIDA IMPAGÁVEL SEM PROCESSO

Nesse momento, você provavelmente está recebendo cartas, mensagens ou ligações de cobrança!

Após contratar advogado especializado em dívidas bancárias, passe essas informações e forneça os números de telefone com a ideia de realizarem o primeiro contato.

Nós, advogados especializados em negociar dívidas bancárias, diariamente conversamos com escritórios de cobrança, bancos, e quase sempre falamos com as mesmas pessoas que trabalham nessas empresas.

Em outras palavras, os descontos que conseguimos nos casos que negociamos no passado, se tornam parâmetros nas negociações dos clientes atuais.

Dessa forma, usamos essa informação ao nosso favor.

Só para exemplificar, é comum usarmos a seguinte argumentação:

“Lembra daquele caso do cliente “X”, que a dívida era de “Y” reais? Eu quero o mesmo percentual de desconto para esse cliente atual”

Nesse momento, certamente, há uma grande possibilidade de êxito em receber um bom desconto do valor original da dívida e não pagar o total da quantia devedora.

O representante do banco sabe que já concedeu desconto naquelas proporções para o advogado, e aplica o mesmo percentual novamente.

Nesse sentido, já conseguimos até 90% de desconto do valor total da dívida usando essa simples técnica.

Por essa razão, um advogado especializado em negociar dívida bancária é importante!

Evite o processo negociando uma dívida

Seu advogado especialista em dívida bancária deve evitar ao máximo o processo, e tentar de todas as formas um acordo com a finalidade de evitar bloqueios bancários ou de bens.

Negociar uma dívida impagável é um processo lento, e não podemos ter pressa na conclusão de um acordo.

Decerto, quanto maior a urgência em “limpar seu nome“ o Banco dificultará e não dará descontos vantajosos. Tenha calma!

Em resumo, negociar uma dívida pode durar dias, meses ou até anos, de tal sorte que a instituição financeira pode lhe surpreender e ajuizar ação para que você se sinta pressionado.

Contudo, isso pode ser uma dica que o acordo está preste a ser fechado. Às vezes, é uma tentativa do banco de intimidação para que você aumente a sua proposta de pagamento.

Se seu advogado não for especialista em dívida bancária, corre o risco de se precipitar, fechar acordo, e não conseguir um bom desconto por ter escolhido um momento ruim.

Divórcio rápido e sem complicação. Leia nosso artigo sobre o tema.

2) NEGOCIAR DÍVIDA IMPAGÁVEL COM PROCESSO

Se após ter recebido cartas, ligações de cobrança e não ter procurado o Banco, ou em virtude de não ter condições não fez acordo, você será processado!

Certamente receberá uma citação judicial e os prejuízos podem ser maiores, com eventual bloqueio de bens e conta bancária.

Nesse caso, o tempo é mais curto e os prejuízos podem ser maiores. Cuidado!!!

Entretanto, se seu advogado atuar nessa área saberá atrasar o processo, e com o uso das ferramentas adequadas, poderá evitar o bloqueio patrimonial.

Contudo, caso essas cautelas não tenham sido tomadas e ocorreram bloqueio de conta ou de bens, talvez ainda exista solução.

De certo, pouca gente sabe que não são todos os valores ou bens que podem ser penhorados para pagar dívida.

Nesse sentido, o Código de Processo Civil, no art. 833, prevê todos os bens impenhoráveis.

 

Exemplos de bens impenhoráveis.

  1. Os móveis e os pertences de utilidades domésticas
  2. Vestuários e pertences de uso pessoal ;
  3. Os salários, remunerações, aposentadoria, pensões, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal;
  4.  Máquinas e ferramentas ou bens móveis necessários ao exercício da profissão
  5. O seguro de vida;
  6. Poupança até o limite de 40 (quarenta) salários-mínimos;

OBS- Para a análise completa e exceções à regra, é necessário ler o artigo 833 na íntegra.

Se qualquer um desses bens acima forem penhorados, é provável que consigamos desfazer a penhora, ou reaver quantia bloqueada. 

Excelente momento para conseguir um bom acordo

 Caso o banco não tenha êxito na negociação ou processo, e seu advogado consiga evitar que o banco tenha sucesso em penhorar seus bens.

Nesse caso, você ganhará tempo para iniciar ou retomar uma negociação. E após um bom tempo sem pagamento, a instituição financeira dará essa quantia como perdida.

Em outras palavras, se o banco acreditar que perdeu esse dinheiro, você terá uma excelente oportunidade para quitar a dívida.

Chegando nessa fase, seu advogado conseguirá um excelente desconto, e você pagará uma quantia irrisória perto do valor total.

Em que pese seja difícil negociar dívida impagável, e cada caso seja único, não é impossível conseguir 90% de desconto.

Alguns exemplos de acordos de sucesso que tivemos, ao negociar dívida!!

  1. Em uma dívida de R$130.000,00, nosso escritório conseguiu com que o cliente pagasse tão somente o valor de R$7.000
  2. Outra cliente possuía dívida de R$57.000,00, e conseguimos com que ela pagasse apenas R$3.000.
  3. Para uma empresa que devia R$700.000,00, conseguimos que ela pagasse R$295.000,00 em 4 vezes.
  4. Para um cliente que devia R$115.000,00 no cartão, conseguimos que ele pagasse R$15.000.

 

Considerações finais, e importantes sobre negociar dívida impagável.

Em suma, quanto maior o tempo de inadimplência e especialista em dívida bancária for o advogado, maior a chance de um excelente acordo.

Se você tem pressa em quitar dívida e regularizar a sua vida, todavia não pode esperar todo esse tempo para conseguir um bom desconto nesses moldes, não tem problema!! O banco também concederá desconto, porém menor, e parcelará a dívida em valores dentro do seu orçamento.

Procurem sempre um advogado especializado em negociar dívida bancária, caso contrário, você corre o risco de não conseguir os maiores descontos.

Qualquer interessado pode consultar as restrições do seu CPF gratuitamente. Basta preencher um cadastro, e criar uma senha no site do SERASA AQUI.

Agora você já sabe, se está se preocupando com o pensamento tenho uma dívida muito alta no banco ou “estou devendo para o banco e não tenho como pagar, não se desespere, pois tem solução.

Nos colocamos a disposição para esclarecer dúvidas. Se precisar, fique a vontade em nos ligar e agendar uma reunião.

Se preferir, solicite nossa ajuda AQUI, ou nos mande um Whastapp AQUI.

Gostou do artigo acima? Informe seu e-mail AQUI e receba nossas atualizações sobre seus direitos em primeira mão.

Visite o site do escritório AQUI

Esse artigo foi escrito por Thiago de Freitas Lins, advogado do escritório Freitas Lins advogados.

Conte conosco !!!!

4.9/5 - (1032 votes)
Autor

Advogado do escritório Freitas Lins Advogados, com mais de 15 anos de experiência.

Comments are closed.

×